sexta-feira, outubro 17, 2014

Manifestações contra o orçamento do Estado

Milhões de manifestantes encheram ontem as ruas de Madrid e Rabat, numa manifestação espontânea convocada através do Facebook em ambos os lados do estreito de Gibraltar. Espanhóis e marroquinos ficaram em pânico com o anúncio do orçamento do Estado português. A confirmação de que o Governo português se prepara para recolher mais impostos em 2015, com os portugueses a pagar menos, levou alguns agitadores a fazer passar nos países vizinhos o boato de que teriam que ser eles a pagar a diferença. 
Bruxelas já convidou o professor Medina Carreira a deslocar-se a ambos os países, para explicar o que já revelou aos portugueses: "Os políticos mentem ao povo, porque se dissessem a verdade perdiam o emprego".
Mais do que definir os políticos, tal informação define o povo - não aceita a verdade, exige viver de ilusões, e por isso, o poder político é entregue não aos grandes estadistas, aos maiores gestores ou técnicos, mas aos melhores ilusionistas.
Receber mais de quem paga menos não passa, de facto, dum golpe de magia muito mais fácil e simpático do que serrar uma mulher em palco, ou transformar um coelho em confettis.
Verdadeiramente espectacular será a anunciada transformação de milhões de portugueses em milicianos de vigilância fiscal, para poderem receber em 2016 o valor necessário para pagar o IUC dos veículos topo de gama que continuarão a ser distribuídos aos mais sortudos dos mais zelosos milicianos.

Sem comentários: