quarta-feira, setembro 15, 2010

A Mundialização

Depois de muitos meses em que os políticos portugueses pouco mais discutiam que taxas (défice, desemprego, crescimento…), e só alguns “líricos” se preocupavam com as dinâmicas sociais e económicas que as determinavam, começa a ser reconfortante ver alguns “senadores” a abordar o assunto pelo lado que se impõe.


Para além de Vítor Ramalho ( o primeiro e mais objectivo) e algumas notas isoladas de Mário Soares, é reconfortante ver agora alguém da área do PSD, e com o peso do eng.º Ângelo Correia, a manifestar-se.

O magnífico artigo de opinião “A mundialização” publicado no Correio da Manhã, merecia outro destaque, e desenvolvimento. Aliás, se merece reparo a indiferença e superficialidade da generalidade da classe política quando se trata destas questões essenciais, não pode deixar de se lamentar também a delicadeza ou mesmo timidez das intervenções que se atrevem a levantar a ponta do véu.

Do artigo, que recomendo, destaco a parte final:

“A "mundialização" conduziu não a um sistema de comércio justo, mas apenas de comércio livre e esse, em muitos casos, tem sido injusto. Regular a "mundialização" é decisivo, sob pena de alguns dos seus efeitos potenciarem futuras rejeições e um movimento que não pode parar. Não é obra de um Estado, mas de todos eles. (…)”




Não seria já tempo de se estar a discutir e preparar o “como”, em vez desta correcta mas platónica abordagem?

Sem comentários: