quinta-feira, junho 30, 2011

Carta aberta ao Dr Durão Barroso

Exmo Dr Durão Barroso

Tive o grato prazer de ver Vexa na televisão à beira de marcar um golo de bandeira, acabando frustrado por, afinal, ter sido apenas uma bola na trave. Foi pena!
No sufoco financeiro, gostei de o ouvir dizer que se poderiam reequacionar os fundos estruturais para ajudar ao saneamento das contas públicas. Perfeito!

Ouvi-o hoje explicitar melhor, esclarecendo que se trata apenas de majorar a componente europeia do investimento, em detrimento da componente nacional. Bolas!

É sabido que muito do endividamento público resultou da obsessão de, durante décadas, estimular os Portugueses a planear grande (e caro) para “ir buscar” a maior parte possível de fundos que o normal funcionamento do País não conseguiria justificar e receber.

De Norte a Sul construíram-se elefantes brancos onde galinhas serviam na perfeição, não havendo hoje aldeola ou bairro sem centro cultural, pavilhão multiusos, piscina olímpica e outros sonhos lindos por pagar.

Usar os fundos comunitários para corrigir o endividamento a que nos conduziu a cegueira de políticos inebriados pelos fundos fáceis, seria uma bênção para o Povo, se necessário e possível apresentando aos políticos responsáveis a factura da sua incompetência.

Usar esses fundos para convidar políticos e autarcas a continuar a gastar o que não têm, mesmo que passe a ser 5 ou 10% menos, um risco que dispensamos.

Lamento!


Sem comentários: